DE ONDE VEIO A PIRA?

DE ONDE VEIO A PIRA?

Uma história de amor a primeira passada de buriti por duas amigas aventureiras. 


Camila Pereira
Maria Montoro


Era uma vez duas grandes amigas que tinham algo precioso em comum: ganas por grandes aventuras! Uma morando em São Paulo e outra no Rio, anualmente combinavam viagens, visitas e experiências por aí para matar a saudade. 


A primeira sementinha da PIRA nasceu em uma dessas experiências. Era meados de agosto 2017, época de seca no cerrado, e nós, Camila e Maria, fomos passar alguns dias na Chapada dos Veadeiros, no Centro Oeste do Brasil.





Fazia muito sol, muito calor e o clima estava muito muito muito seco. Estávamos acampando por lá e pegando carona na estrada, o que fez com que conhecêssemos muitas pessoas. Todos os dias visitamos uma cachoeira nova, exploramos o vilarejo de Alto Paraíso e São Jorge e em uma dessas, conhecemos um lugarzinho que vendia cosméticos naturais. Nesse dia fomos apresentadas ao óleo de buriti, proveniente de uma árvore do cerrado com grandes promessas para a pele. Compramos.


Em seguida partimos para a cachoeira e sentadas em uma pedra, com a água de cachoeira passando, o céu azul, pássaros, barulho de natureza, amigas, risadas, não teria como ficar mais perfeito. Mas ficou. Quando passei o óleo de buriti, senti uma sensação de algodão na pele, ele era da cor do cerrado, ocre, e de repente eu me vi daquela cor também. Macio, cheiroso, terroso. Foi tudo de bom, uma memória primorosa.


Anos se passaram, e nunca deixamos de comprar o óleo de buriti, mas era sempre quando viajávamos. Ou para Chapada, ou para o Norte e trazíamos de presente uma para outra. Sempre confiamos muito no poder desse óleo, ele realmente bronzeia e hidrata. Nossa intuição dizia que como ele não tinha igual.


Até que, eu tínhamos terminado a faculdade e estávamos pensando qual seria a nossa próxima parada. Era janeiro de 2019 e resolvemos nos encontrar. Começamos a falar sobre cosmética natural com propósito, que sempre foi um interesse mútuo nosso. E a pensar em alquimias. Com nossos pózinhos, óleos e extratos lá fomos nós criar fórmulas que fizessem sentido.


"Amiga, vamos começar a nossa própria marca?"
"Vamos."

Porque sempre fomos meio assim, do time bora? Bora! E respeitando nossos processos individuais, fomos fazendo as coisas aos poucos até que os sonhos realmente saíram do papel e começaram a tomar forma.

Entre reuniões, ideias, propósitos e muito amor, nasceu a PIRA. Uma marca 100% natural e vegana, brasileira, com óleos e ingredientes brasileiros, produzida localmente e que visa abraçar a todes. Desde o início, nos organizamos para conseguir fazer a produção em uma escala um pouco maior e ter o selo de aprovação da Anvisa, junto a uma farmacêutica.


Nosso primeiro desafio foi a pandemia, mas que no final das contas, teve todo um reajuste do mercado, e principalmente de compras online, e acabamos nos estabelecendo como uma marca digital. Não temos ponto físico e todos nossos processos são voltados para venda na internet. 


Posicionar a PIRA como uma marca sustentável, inclusiva e que abraça a todes foi sempre uma prioridade. Abordar temas como aceitação de nossas singularidades, nossos corpos, nossa pele e trazer um cuidado acessível de dentro para fora foi sempre uma premissa por aqui. Até por ser uma marca voltada para beleza, o foco principal é fazer produtos que valorizem a nossa pele como ela, de acordo com a individualidade de cada um. 


Claro que encontramos algumas limitações, seja na questão de embalagem - como fazer ela da forma mais sustentável possível, mas ainda tendo uma limitação financeira, do que podemos arcar, os preços que são altíssimos etc - (para vocês terem ideia em dois anos mais ou menos que temos a marca, a matéria prima de um dos nossos principais produtos, o óleo de buriti aumentou em 220%, é difícil acompanhar - então o que não conseguimos alcançar ainda, buscamos formas de compensar, seja através da reutilização de embalagens, apoiando selos de reciclagem ou por meio de iniciativas voltadas para fazer o bem.


A PIRA em seus pequenos passos nos enche de orgulho. Há muito mais pela frente e a gente mal pode esperar. Sempre olhando para o agora e agradecendo a cada um que nos ajudou chegar até aqui.


Obrigada pela companhia e sigamos juntes,
Com amor,


Camila e Maria.

Comentários

Mensagens populares